CULTURA CANARIENSE

05/04/2012

TRADICIONAL FESTA CANARIENSE TEM O AVAL DA POPULAÇÃO E ACONTECERÁ NOS DIAS 6, 7 E 8 DE JULHO

Povão diz 'sim' à Tábua Lascada

Gente bonita, foliões de toda região e baladeiros de plantão não veem a hora do Forró da Tábua Lascada começar! Atrações musicais devem ser anunciadas em breve e aqui no blog você fica por dentro de tudo da folia!

 

     Pedro Canário (ES) - A população canariense compareceu em massa à Audiência Pública, realizada na última terça (03/04), na Arai, e disse 'sim' à realização do Forró da Tábua Lascada. Tradicional festa canariense acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de Julho e atrações devem ser anunciadas em breve (confira aqui no blog em breve a programação completa). A Audiência Pública contou com a presença do prefeito Antônio Wilson Fiorot, promotor Felipe, presidente da CDL Bruno Teófilo, coreógrafo Agnaldo Bomfim e o secretário Boy Borges (Cultura, Comunicação e Turismo) - que foi o mestre de cerimônia da noite. A reunião contou ainda com a presença de presidentes de associações de moradores, representantes de entidades, pastores evangélicos, artistas e secretários municipais.

     Entre as sugestões ao Forró da Tábua Lascada estão a apresentação de artistas evangélicos, priorizar artistas locais/regionais, melhorar infraestrutura municipal e rede hoteleira, participação popular na comissão de festa, transparência na publicidade dos gastos com a festa, investimentos na segurança pública e a eliminação da venda de bebidas alcóolicas em garrafas. Artistas locais sugeriram ainda que a festa priorize atrações culturais como teatro, dança, festivais, calouros e etc. As atrações musicais devem ser anunciadas em breve e aqui no blog culturacanariense.zip.net você fica por dentro de tudo que vai rolar na festa. Fique ligado!


Escrito por Cultura Canariense (9756-0753) às 09h30
[] [envie esta mensagem] []


03/04/2012

JOVENS TALENTOS DA MÚSICA GOSPEL

Carlos & Lessandro, talentos do gospel canariense

A dupla evangélica Carlos e Lessandro lançou recentemente seu primeiro CD Gospel - intitulado de "Vencedor" - e já carimbou apresentações em diversas igrejas evangélicas na cidade e região. Todo esse talento gospel é fruto de muito trabalho e filhos germinados no seio de Pedro Canário. Parabéns!

     Pedro Canário (ES) - A música gospel tem sido um dos maiores fenômenos da música no cenário nacional e tem encontrado em terras capixabas - mais precisamente canarienses - bons representantes dessa modalidade musical. Estamos falando da dupla evangélica Carlos e Lessandro, que tem emocionado multidões por onde passa com seus louvores marcantes e inesquecíveis. Eles são jovens, são talentosos e merecem todo o nosso carinho do blog. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Contato: (27) 9988-7631

     SAIBA MAIS - Para saber mais da dupla, veja o que eles escreveram em sua página no orkut: "Somos servos de Deus, procurando fazer a vontade do nosso mestre Jesus. Damos a Ele toda honra e glória. E nos ajude anunciar a Palavra do Senhor através do louvor". Fale com eles pelo MSN: duplacarloselessandro@hotmail.com. Prestigie a comunidade da dupla, acessando o link: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=49226345&mt=7 

 

A dupla já foi convidada para shows e participações em programas de rádio: talento gospel multimídia.

 

As fotos do CD "Vencedor" são belíssimas, bem como os louvores selecionados para o primeiro trabalho. O talento desses meninos vai longe e tudo leva a crer que serão os maiores orgulhos da música gospel local.

 

Os fãs da dupla podem visitar o perfil dos cantores nas redes sociais e acompanharem de perto a agenda e o cotidiano dos artistas, inclusive fotos como esta acima - clicada na intimidade do lar dos cantores.


Escrito por Cultura Canariense (9756-0753) às 12h18
[] [envie esta mensagem] []


01/04/2012

 

ARTIGO ESPECIAL

 
 
 

 

Por que a cultura local não emplaca?

 

A INEFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA, CORRUPÇÃO POLÍTICA, CONFLITO DE INTERESSES ENTRE ARTISTAS E A ESCASSEZ DE PATROCINADORES SÃO ALGUNS DOS MALES QUE IMPEDEM A CULTURA CANARIENSE DE CRESCER. OU OS ARTISTAS LOCAIS SE UNEM EM PROL DE UMA CAUSA COLETIVA E O FIM DESSES PROBLEMAS OU SIMPLESMENTE TODOS OS NOSSOS TALENTOS E ARTISTAS MORRERÃO NA PRAIA. FICA O ALERTA!

 

Talento não falta em nosso município. O que falta é apoio da gestão pública – em todas as esferas: municipal, estadual e federal. Falta ainda a união dos artistas locais – que alguns se entregaram a um jogo bobo de interesses escusos – e o surgimento de patrocinadores da cultura em nossa região. Nossos artistas têm produzido arte de qualidade nos últimos anos, mas o apoio que tem chegado a eles é praticamente insuficiente para continuar a crescer. O Município de Pedro Canário foi emancipado em 23 de Dezembro de 1983 – está prestes a completar 30 anos! -, tem uma população estimada em 23.789 habitantes (Censo 2010/IBGE) e cerca de 40 artistas em produção cultural ou movimentos culturais mantidos com muita dificuldade. Agora só falta gestores públicos de qualidade, que conheça de verdade toda essa riqueza local e comece a investir verdadeiramente em nossos talentos.

 

Mas muitos devem perguntar... O que realmente falta para a cultura local alavancar? A resposta é óbvia e ao mesmo tempo complexa. O que falta? Políticas públicas direcionadas à cultura e a valorização da nossa gente como artista. Falta gestores públicos que realmente entendam e respeitem a Cultura, que queiram realmente ajudar nossos artistas e não esquentar uma cadeira só para ocupar um cargo público.

 

Sabemos que os recursos destinados à Cultura são praticamente inexistentes e o governo precisa de malabarismos para socorrer poucos privilegiados. Mas acreditamos também na força de vontade dos governantes locais, que possam buscar alternativas para salvar a nossa Cultura. Entre eles a busca por recursos próprios para a pasta, o estímulo para criação de um conselho de Cultura, a busca por um cadastro cultural de artistas lotado na Secretaria de Cultura (para a pesquisa e busca de informações), a realização do Calendário Cultural do Município e várias outras pequenas ações de extrema importância para iniciar este trabalho.

 

Sabemos também que nos últimos tempos tem surgido em Pedro Canário diversas ações e estratégias para o fortalecimento da Cultura. Cito com muito orgulho o sucesso das oficinas culturais (teatro, dança, música, capoeira e etc.)  mantidas pelo Centro Comunitário Franco Rosseti e Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Cito ainda o sucesso da Feira da Cultura nas sextas, que tem levado diversas pessoas a sonhar novamente. Cito ainda o sucesso da Caminhada Cultural, Apresentações e Decorações Natalinas, etc. E outras ações que meu tempo não permitiu conhecê-las, mas humildemente deixo este espaço aberto para quem quiser promovê-las – enviando a este blog o seu material promocional (fotos, vídeos, textos-reportagens, etc.).

 

Nosso município tem muitos talentos culturais e precisamos urgente valorizar nossa classe artística, que tanto sofre para continuar sua caminhada cultural. Como é bom saber que temos a Cristal Orquestra, o mais importante projeto de música clássica desenvolvido em Pedro Canário. O projeto é mantido pelo maestro Neenias e quase não tem recebido apoio, projeto este que tem resgatado e valorizado o talento de dezenas de jovens do Distrito de Cristal do Norte. Como me ufano de ser canariense e saber que temos na cidade o Grupo Folclórico Folia de Reis (Bairro São João Batista). Como me orgulho de ser ator e ter como representantes das Artes Cênicas na cidade o Grupo de Teatro Amador Canarense (Grutac) e Grupo Teatral Anhanguera. Juntos, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, os grupos teatrais assinam o sucesso do Auto da Paixão de Cristo (2010/2011), considerado o maior espetáculo teatral já realizado em Pedro Canário. Em 2010, este evento teatral mobilizou cerca de 170 atores e figurantes, 10 patrocinadores e 2 mil espectadores às margens da Lagoa Augusto Ruschi.

 

É lindo saber que a dança é muito bem representada pelos grupos Chairô e Estrelas da Dança, além de projetos independentes e comerciais mantidos pelos coreógrafos Agnaldo Bomfim, Fabiana Alves, Luan Alves e Ana Késia Santos. As Artes Plásticas também fazem o orgulho de Pedro Canário e artistas talentosos não faltam. A mais importante artista nessa área tem sido a evangélica Rute Soares, que tem produzido lindas obras em óleo sobre tela e vendido seus trabalhos para dezenas de amantes da arte. A pintura de rosto e o artesanato também são orgulhos nossos e tem em Íris Duarte sua maior representante na arte. Íris tem realizado excelentes trabalhos de pintura de rosto para o Posto Carreteiro, na Semana da Criança, e tem deixado sua marca de talento e brilhantismo. Completando ainda o time de excelentes artistas plásticos, não podemos deixar de homenagear artistas que já passaram por aqui: Arquimedes, Jaiskrin, Elizabeth Borges e muitos outros anônimos.

 

Na Literatura, também temos tido muito orgulho. Pena que esses talentosos  escritores têm deixado a nossa cidade: Alex Gusmão, Patrícia Amorim, Jane da Silveira e vários outros. As escolas têm mantidos esses talentos em eventos escolares, semanas de arte moderna e projetos literários importantes desenvolvidos na Escola Manoel Duarte da Cunha. Vale lembrar que a Biblioteca Pública Tancredo Neves tem aberto suas portas todos os dias e atraído muitos amantes da leitura e futuros poetas. A música também encontrou aqui muitos talentos, mas, com a dificuldade de patrocínio, muitos sonhos já foram enterrados. Mas as bandas que mais marcaram a nossa cidade são: Ki Amor (desativada), DK 1 Cheiro, Trio Forroziar (desativada), Adilson Brasil, Banda Jaeh, Consagração (música católica), Tatuagem do Forró, Explosão do Forró e dezenas de bandas criadas nos bairros São João Batista e Saturnino Mauro – mas a grande maioria já desativada pelos organizadores.

 

Não podemos esquecer do sucesso de três décadas do Forró da Tábua Lascada, considerada a mais importante manifestação cultural já realizada em Pedro Canário. Uma espécie de vitrine cultural para o Estado, mas que efetivamente nunca assumiu essa postura social - sendo frequentemente associada a bebedeira, orgias e azaração. O teor cultural da festa nunca foi priorizado! Mas, críticas construtivas à parte, vale ressaltar que a festa tem orgulhado o Município e é famosa nos eixos Rio-São Paulo, Nordeste e Sul do Estado. Mas o cancelamento da folia em 2009, 2010 e 2011 trouxeram ao Município ares de desânimo, inconformismo, piadas e aberrações. Não podemos esquecer dos filhos do Forró da Tábua Lascada – os Blocos de Folia: Chapadão; Cachaça Lascada; Otilasquei; Família, Forró & Folia; e Puro Álcool. Não vejo com bons olhos homenagear a folia junina com nomes de blocos que estimulem o consumo de álcool, principalmente por estarmos vivendo numa era repleta de acidentes de trânsito, mortes e enfermidades ligadas a essas drogas lícitas. Mas, minha opinião à parte, quero registrar aqui o quanto esses blocos tem orgulhado o Município com sua alegria, cultura, organização, beleza e talento.

 

Diante de todos esses talentos aqui apresentados, o caro internauta deve perguntar-se angustiosamente: Por que a Cultura de Pedro Canário não emplaca e não produz resultados eficazes? A resposta, meu caro internauta, é complexa mas ao mesmo tempo facilmente respondida. O que falta para a Cultura canariense crescer? Falta gestores públicos comprometidos, união de nossos artistas, criação de um Conselho de Cultura e o patrocínio da iniciativa privada. Sabemos que Pedro Canário precisa de outras prioridades e que falar de Cultura agora seria colocar a carroça na frente dos bois. Sabemos que nosso município precisa de um bom hospital público, de uma infraestrutura de qualidade, geração de emprego e renda e muitas outras prioridades sociais. Mas sabemos também que priorizar a Cultura seria cuidar da nossa gente com mais carinho, valorizar nossos artistas com mais fervor e levantar a bandeira da paz e do desenvolvimento econômico e social.

 

Pedro Canário precisa cuidar também de sua Cultura, evitando que nossas raízes culturais sangrem e sejam massacradas pelo descaso. Que nossos sonhos, artistas e esperanças não morram na praia. Que promessas infundadas, patrocínios fantasmas, aberrações e propagandas enganosas sejam coisa do passado e que nossos artistas não voltem a passar por este pesadelo. É triste saber que um Município que está prestes a completar 30 anos de história ainda não aprendeu a valorizar os seus artistas e a sua Cultura. É triste saber que este Município ao longo dos anos castrou sonhos e esperanças culturais com problemas vergonhosos de patrocínios não cumpridos. É triste saber que o Município sofre há 20 anos com uma corrupção política imunda e canalha, que adentra o útero do Município como um câncer em fase terminal.

 

Todo o descaso com a Cultura surtiu os seus efeitos malignos e reações inimagináveis. A população tem perdido a esperança, destruído sua própria autoestima em acreditar no município. Nossos artistas têm desistido dos sonhos ou andado a passos lentos. Ou pior: têm encontrado caminhos tortos ou esfacelado a união de andar em equipe – graças à busca por interesses independentes e fortemente politiqueiros. Estamos em ano eleitoral e as ideias distorcidas acerca da Cultura local tendem a ser cada vez mais expressivas. Será um Deus-nos-acuda? Um ringue de UFC? Ou um circo dos horrores mesmo? Pagamos pra ver como será este fervoroso ano na Cultura local.

 

Chegamos ao século XXI sonhando com dias melhores. Precisamos reagir, antes que seja tarde demais e o pouco que temos de cultura “termine na vala”. Precisamos urgente de um Conselho de Cultura e nossos artistas precisam se unir melhor. Alguns querem status, fama, estrelismos e padrinhos políticos. Esquecem que sozinhos não irão muito longe, patinarão no gelo e terminarão vencidos pelo cansaço da ignorância. Uma andorinha só não faz verão e precisamos de um verdadeiro aquecimento global para salvar a Cultura canariense! Informe-se, una-se, lute juntos e entre nessa campanha em prol da Cultura de Pedro Canário. Contem comigo, sou filho da terra e estou dentro dessa batalha!

 

Kelvin Molina

Ator, instrutor de teatro, educador social e ativista cultural com formação em Artes Cênicas, Marketing e Gestão Cultural.

 


Escrito por Cultura Canariense (9756-0753) às 13h47
[] [envie esta mensagem] []



MÚSICA DE QUALIDADE EM CRISTAL DO NORTE

Cristal Orquestra, cada vez melhor!

 

Fotos: Kelvin Molina

      Cristal Orquestra recepcionou recentemente a visita do governador Renato Casagrande ao Município de Pedro Canário. Projeto social é mantido com entusiasmo pelo maestro Neenias, mobiliza dezenas de jovens e é o orgulho do Distrito de Cristal do Norte.

Pedro Canário (ES) - Orgulho de Pedro Canário e charme especial do Distrito de Cristal do Norte, a Cristal Orquestra é a mais importante manifestação de música clássica encontrada em Pedro Canário. O projeto é mantido com muita dificuldade pelo maestro Neenias Damascena, que quase não tem encontrado apoio do poder público em seu belíssimo trabalho. Adolescentes e jovens da comunidade são capacitados com aulas de teoria musical, instrumentação e muitos ensaios práticos. O talento dessa mulecada já foi apreciado em diversos lugares, onde a Cristal Orquestra já abrilhantou com suas elogiadas apresentações. Recentemente, eles tocaram na recepção ao governador Renato Casagrande, no centro de Pedro Canário. Um luxo só e orgulho de ser canariense!

 

 

O talento de jovens do Distrito de Cristal do Norte tem encontrado na Cristal Orquestra a esperança de um futuro melhor. Esse belíssimo trabalho é comandado pelo maestro Neenias, que, mesmo com pouco apoio, tem levado esse sonho à frente. Parabéns!

 

Ensaios técnicos em Pedro Canário chamaram a atenção de curiosos, que ficaram admirados com o talento dos jovens aspirantes a músicos canarienses.

 

Crianças, adolescentes e jovens formam o animado elenco da Cristal Orquestra.

 

Baterista da Cristal Orquestra "arrepia" nas baquetas... Fãs e admiradores acompanham atentamente ensaio técnico.


Escrito por Cultura Canariense (9756-0753) às 12h40
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog