CULTURA CANARIENSE

10/05/2012

NOTÍCIAS FRESQUINHAS SOBRE A TÁBUA LASCADA!

Tábua Lascada na fase de captação de recursos

PREFEITURA BUSCA ESTA SEMANA FIRMAR PARCERIAS PARA A REALIZAÇÃO DO FORRÓ DA TÁBUA LASCADA - PREVISTO PARA ACONTECER NOS DIAS 6, 7 E 8 DE JULHO. JOVEM E DINÂMICO, A MENOS DE UMA SEMANA NO CARGO, NOVO SECRETÁRIO DE CULTURA JÁ SE REUNIU COM EMPRESÁRIOS, LOJISTAS E AUTORIDADES CAPIXABAS. O FORRÓ DA TÁBUA LASCADA É UMA TRADICIONAL FESTA JUNINA REALIZADA HÁ 30 ANOS, CONHECIDA EM TODA REGIÃO NORTE CAPIXABA COM REFLEXOS NO EXTREMO SUL DA BAHIA E EIXO RIO-SÃO PAULO. EVENTO CANARIENSE MOBILIZA MAIS DE 100 MIL FOLIÕES.

O cantor capixaba Rodrigo Bala é uma das figuras carimbadas no Forró da Tábua Lascada. As atrações deste ano ainda não foram definidas, mas, após a definição de patrocinadores, programação deve ser anunciada a qualquer momento.


     Pedro Canário (ES) - A pouco mais de 50 dias, a Prefeitura de Pedro Canário - por intermédio da Secretaria de Cultura, Turismo e Comunicação - busca esta semana fechar parcerias e patrocínios para a realização do Forró da Tábua Lascada, que deverá acontecer nos dias 6, 7 e 8 de julho. Reuniões já foram realizadas e patrocínios podem ser definidos a qualquer momento com o Banestes, Governo do Estado, Banco do Brasil, Suzano e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pedro Canário. Recursos captados devem ser investidos no pagamento de cachê de bandas e artistas, montagem de estrutura e contratação de serviços.

     "Essa festa será um evento popular, com a participação de todos" - disse o secretário de Cultura, Turismo e Comunicação, Cleidiomar da Cruz Pereira. O secretário adiantou que, definido os patrocinadores, o próximo passo será a formação da Comissão de Festa - que deverá ser composta de artistas, autoridades e lideranças comunitárias. Ele adiantou ainda que a Comissão de Festa poderá ser definida já na próxima semana. Apesar de ser trintona, o Forró da Tábua Lascada deixou de acontecer em 2009, 2010 e 2011, causando revolta na população - já que a festa movimenta a economia local, estimula o turismo regional, atrai 'olhares' e investimentos ao município e injeta alguns milhões de reais no comércio canariense. Já em 2012, em audiência pública realizada dia 03/04, os populares presentes aprovaram a realização do evento para este ano.

     Aqui no blog, você acompanhará em primeira mão todas as informações sobre o Forró da Tábua Lascada: programação completa, fotos, entrevistas exclusivas e curiosidades dos artistas confirmados no evento. Acesse culturacanariense.zip.net e prepare o seu jeans, camiseta xadrez, botas e chapéu de aba. Vem aí o Forró da Tábua Lascada!


Escrito por Cultura Canariense (9756-0753) às 19h23
[] [envie esta mensagem] []


08/05/2012

BANCA DO SATEDES PELA PRIMEIRA VEZ EM PEDRO CANÁRIO!

Banca do Satedes

em breve no Estrelas!

O SATEDES (Sindicato dos Artistas e Técnicos e Espetáculos de Diversões no Estado do Espírito Santo) está localizado em Vitória e habilita artistas - atores, modelos e dançarinos - na carreira profissional com o atestado de registros profissionais (DRT).


     Pedro Canário (ES) - O Grupo Estrelas da Dança trará, pela primeira vez em Pedro Canário, a Banca Examinadora do Satedes. Trata-se de teste avaliativo para artistas (atores, modelos e dançarinos), visando a conquista do DRT - registro profissional - junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Espírito Santo (Satedes). De acordo com a coreógrafa Fabiana Alves, que comanda o Grupo Estrelas da Dança, a Banca avaliará os bailarinos do grupo que buscam o registro profissional na área da dança. Segundo a coreógrafa, integrantes do Satedes chegam a Pedro Canário no próximo dia 19 de maio. Eles participarão de uma reunião com a equipe do grupo que organizará a Banca. Detalhes sobre o dia, horário e o local do evento, você fica sabendo aqui no blog em breve. Fique ligado!


Escrito por Cultura Canariense (9756-0753) às 16h29
[] [envie esta mensagem] []



A ARTE NA LINHA DE FRENTE PELO DESENVOLVIMENTO HUMANO, ECONÔMICO E SOCIAL

Benefícios do teatro na sua vida


    

     Pedro Canário (ES) - Estudar teatro ou participar de espetáculos teatrais não é virtude apenas de quem sonha com o estrelato, a carreira profissional ou a vida de ator. Teatro é uma arte universal e foi feita para todos. Para todos que buscam uma vida melhor, pois a arte introduz o ser humano num universo de paz, sabedoria e plenitude. Teatro é para quem gosta de ser feliz! A arte teatral foi feita para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, operários, donas de casa, empresários e claro, atores!

     A Medicina tem comprovado há séculos os benefícios do teatro na vida de quem o pratica. Médicos e cientistas têm receitado o teatro mundo afora para curar enfermidade de seus pacientes. O teatro tornou-se ferramenta poderosa no combate ao ostracismo (afastamento da vida social), depressão, evasão escolar, estresse e diversas doenças do mundo moderno. Nos últimos anos, o teatro tem se popularizado de forma impressionante, conquistou todas as classes sociais, chegou às redes sociais e tem recebido amplo espaço na mídia nacional e internacional. A prova clara que a força poderosa do teatro invadiu positivamente o mundo. Para o bem!

     Para comemorar todo o sucesso do teatro na vida do ser humano, listamos abaixo alguns benefícios do teatro na sua vida. Confira:


   a) O teatro melhora o convívio social, a autoestima, expressão corporal e o temperamento de seus praticantes através de ensaios, exercícios lúdicos e dinâmicas de grupo;


   b) Aperfeiçoa a comunicação social e a relação do aluno com o mundo através de exercícios de voz/dicção, debates sobre cidadania e ciclos de leituras;


   c) Desenvolve a harmonia e combate o estresse, a ansiedade e a timidez através da prática de Meditação, Yoga e Feng Shui;


   d) Estimula a cultura e o saber através de rodas de leituras, pesquisas teatrais, estudo da biografia de teatrólogos renomados e encenações teatrais;


   e) Busca a revelação do talento através de espetáculos teatrais que promovam o talento humano, entre outros.


     São por essas e por outras inúmeras razões que sou apaixonado pelo teatro. Sou apaixonado pelo que faço! Viva o teatro brasileiro!


   Kelvin Molina

    Estudante de teatro desde 2002 com formação em Vendas, Marketing e Gestão Cultural. Estudou teatro na Casa da Cultura Jorge Amado (Eunápolis-BA), Companhia de Teatro Os Sátyros (Curitiba-PR), Cemuca (São Mateus-ES), Secretaria de Cultura (Pedro Canário-ES), FAFI (Vitória - ES) e Escola de Cinema e Televisão Vitavision (Rio de Janeiro-RJ). Ator profissional (DRT/ES 1130) habilitado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em espetáculos de Diversões no Estado do Espírito Santo (SATED/ES). Fundador do Grupo Teatral Anhanguera e Diretor-Presidente (2001-2008). Dirigiu 23 espetáculos teatrais, entre eles 4 Autos de Natal e 2 Autos da Paixão de Cristo. Escreveu 6 Projetos Culturais, Participou do Filme "Trilhos de Sangue" (Bem Brasil/2009) e foi Elenco de Apoio na novela "Caminho das Índias" (TV Globo/2009). Instrutor de Teatro do Grupo Teatral Anhanguera há 8 anos e há 3 anos do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS (Pedro Canário-ES).


Escrito por Cultura Canariense (9756-0753) às 16h18
[] [envie esta mensagem] []


07/05/2012

PEDRO CANÁRIO TEM NOVO SECRETÁRIO DE CULTURA, TURISMO E COMUNICAÇÃO!

Cleidiomar assume a Cultura!

Torcedo do Botafogo, Cleidiomar da Cruz Pereira assume a Secretaria de Cultura, Turismo e Comunicação e terá pela frente desafios como organizar o Forró da Tábua Lascada, unir a classe artística em debates e reuniões e apoiar cerca de 40 artistas e movimentos culturais existentes em Pedro Canário. Secretaria tem para este ano orçamento previsto em 600 mil reais.

     Pedro Canário (ES) - Para quem esperava a notícia, agora já é oficial! O estudante Cleidiomar da Cruz Pereira é o novo secretário de Cultura, Turismo e Comunicação de Pedro Canário. O decreto foi publicado dia 03/05/2012, mas as informações estavam disponíveis hoje no Gabinete da Prefeitura. Como havia sido antecipado pelo nosso blog, o novo secretário não é ninguém ligado à classe artística nem possui currículo profissional fundamentado em área cultural. Trata-se de um estudante, evangélico, servidor público (que estava lotado no Departamento de Recursos Humanos) e rosto conhecido da comunidade evangélica. Cleidiomar da Cruz Pereira assume o lugar do músico Boy Borges, que deixou o cargo há pouco mais de duas semanas. O novo secretário terá pela frente desafios como organizar o Forró da Tábua Lascada (previsto para os dias 6, 7 e 8 de julho), unir a classe artística em debates e reuniões e apoiar cerca de 40 artistas e movimentos culturais existentes em Pedro Canário.

     Outras informações a qualquer momento e a cobertura completa sobre tudo que rola na Cultura de Pedro Canário, você fica sabendo primeiro aqui no blog. Acesse culturacanariense.zip.net e salve a cultura capixaba!


Escrito por Cultura Canariense (9756-0753) às 19h22
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog